CUIDADO AO USAR CERTOS SITES.
O
PROCON SP aponta mais 71 Sites que devem ser evitados pelo consumidor ao fazer
compras pela Internet.
A
lista já soma 275 Sites desde 2011
A
lista de sites não recomendados pelo PROCON SP, órgão vinculado à Secretaria da
Justiça e da Cidadania, esta disponível na página principal do órgão no link http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_sitenaorecomendados.pdf
, contendo endereço eletrônico em ordem Alfabética, razão social da empresa e
número do CNPJ ou CPF, além da condição de “fora do ar” ou “no ar”.
Atenção:
O
PROCON SP recebeu reclamações desses sites por irregularidades na prática de “COMÉRCIO
ELETRÔNICO”, principalmente por falta de entrega do produto adquirido pelo
consumidor e não obtém resposta deles para a solução de problema.
De
acordo com o diretor executivo do PROCON SP, Paulo Arthur Góes, estes
fornecedores virtuais não são localizados, inclusive no rastreamento feito no
banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR,
responsável pelo registro de domínios no Brasil, o que inviabiliza a solução do
problema apresentado pelo consumidor.
Para
Góes, é preocupante a proliferação desses endereços eletrônicos
mal-intencionados, que em alguns casos continuam no ar lesando o consumidor. “Denunciamos
os casos ao Departamento de Polícia e Proteção à Cidadania (DPPC) e o comitê
Gestor da Internet (CGI), que controla o registro de domínios no Brasil, mas o
mais importante é que o CONSUMIDOR consulte essa lista antes de fechar uma
compra pela Internet”.
O
PROCON SP mantém disponível no site o "Guia de Comércio Eletrônico”
com dicas e cuidados que o consumidor deve ter ao comprar produtos ou contratar
serviços pela Internet.
LINK DO "GUIA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO":
O
CONSUMIDOR que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o
PROCON de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:
Orientação:
151 (Só para a capital).
Pessoalmente:
de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. – Sábados, das 7h às 13h, nos postos
dos POUPATEMPO, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone:
0800-772-3633.
SÉ:
Praça
do Carmo, S/Nº., Centro
SANTO
AMARO:
Rua
Amador Bueno, 176/258 – Santo Amaro (próximo ao Largo Treze de Maio);
ITAQUERA:
Avenida
do Contorno, S/Nº., Itaquera (ao lado do Metrô);
NOS
POSTOS DOS CENTROS DE INTEGRAÇÃO DA CIDADANIA (CIC) NORTE, LESTE, OESTE, SÃO
LUIZ E FEITIÇO DA VILA:
De
segunda a quinta feira, das 9h às 15 h.
NO
CIC IMIGRANTES:
Atendimento
é às segundas-feiras, das 9h às 15 hs.
FAX:
(11) 3824-0717
Cartas:
Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo, SP.
Atendimento
eletrônico: No caso de problemas com compras feitas pela Internet, a reclamação
pode ser registrada diretamente no sitio do PROCON SP pelo endereço:
O
endereço eletrônico também esta aberto para orientação sobre qualquer outro
problema de consumo.
NA
GRANDE SÃO PAULO E INTERIOR, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
Fonte:
PROCON – FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR
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