quinta-feira, 18 de julho de 2013

PROCON - LISTA DE SITES QUE DEVEM SER EVITADOS PELO CONSUMIDOR PARA COMPRAS PELA INTERNET.




CUIDADO AO USAR CERTOS SITES.
O PROCON SP aponta mais 71 Sites que devem ser evitados pelo consumidor ao fazer compras pela Internet.
A lista já soma 275 Sites desde 2011
A lista de sites não recomendados pelo PROCON SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Cidadania, esta disponível na página principal do órgão no link http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_sitenaorecomendados.pdf , contendo endereço eletrônico em ordem Alfabética, razão social da empresa e número do CNPJ ou CPF, além da condição de “fora do ar” ou “no ar”.

Atenção:
O PROCON SP recebeu reclamações desses sites por irregularidades na prática de “COMÉRCIO ELETRÔNICO”, principalmente por falta de entrega do produto adquirido pelo consumidor e não obtém resposta deles para a solução de problema.

De acordo com o diretor executivo do PROCON SP, Paulo Arthur Góes, estes fornecedores virtuais não são localizados, inclusive no rastreamento feito no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, responsável pelo registro de domínios no Brasil, o que inviabiliza a solução do problema apresentado pelo consumidor.
Para Góes, é preocupante a proliferação desses endereços eletrônicos mal-intencionados, que em alguns casos continuam no ar lesando o consumidor. “Denunciamos os casos ao Departamento de Polícia e Proteção à Cidadania (DPPC) e o comitê Gestor da Internet (CGI), que controla o registro de domínios no Brasil, mas o mais importante é que o CONSUMIDOR consulte essa lista antes de fechar uma compra pela Internet”.

O PROCON SP mantém disponível no site o "Guia de Comércio Eletrônico” com dicas e cuidados que o consumidor deve ter ao comprar produtos ou contratar serviços pela Internet.
LINK DO "GUIA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO":

O CONSUMIDOR que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o PROCON de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientação: 151 (Só para a capital).

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. – Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos POUPATEMPO, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.
SÉ:
Praça do Carmo, S/Nº., Centro
SANTO AMARO:
Rua Amador Bueno, 176/258 – Santo Amaro (próximo ao Largo Treze de Maio);
ITAQUERA:
Avenida do Contorno, S/Nº., Itaquera (ao lado do Metrô);

NOS POSTOS DOS CENTROS DE INTEGRAÇÃO DA CIDADANIA (CIC) NORTE, LESTE, OESTE, SÃO LUIZ E FEITIÇO DA VILA:
De segunda a quinta feira, das 9h às 15 h.
NO CIC IMIGRANTES:
Atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15 hs.

FAX: (11) 3824-0717

Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo, SP.

Atendimento eletrônico: No caso de problemas com compras feitas pela Internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no sitio do PROCON SP pelo endereço:
O endereço eletrônico também esta aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo.

NA GRANDE SÃO PAULO E INTERIOR, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Fonte: PROCON – FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR


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