segunda-feira, 15 de julho de 2013

COBRANÇA OU INTIMAÇÃO DA RECEITA FEDERAL

INTIMAÇÕES E COBRANÇAS DA RECEITA FEDERAL
ESCLARECIMENTOS:
CUIDADO COM MENSAGENS ENVIADAS AO SEU EMAIL SOBRE INTIMAÇÕES DA RECEITA FEDERAL:
NÃO PROCEDE ESTE TIPO DE EMAIL – É VIRUS
A RECEITA FEDERAL ENVIA CORRESPONDÊNCIA E ESTA SERÁ ATENDIDA EM UMA DE SUAS UNIDADES. QUALQUER DÚVIDA LIGUE PARA 146 (TELEFONE DA RECEITA FEDERAL) OU COMPAREÇA EM UMA DE SUAS UNIDADES.

Link do Alerta da Receita Federal:
Alerta: mensagens eletrônicas (e-mails) falsas em nome da Receita Federal
A Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) continua sendo motivo para golpes na internet. A Receita Federal reforça o alerta para que não abram, nem respondam mensagens que chegam em suas caixas postais eletrônicas em nome do órgão. A Receita não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome.
Mensagens falsas, enviadas em nome de órgãos públicos e de empresas privadas, continuam a circular na Internet. Quadrilhas especializadas em crimes pela internet tentam obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras dos contribuintes. Estas mensagens cada dia mais criativas e sempre invocando “urgência” iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e FALSAS, que usam nomes e timbres oficiais, informando, por exemplo, que "o CPF está cancelado ou pendente de regularização", "afirmando que a declaração de Imposto de Renda possui erros e deve ser enviada uma declaração retificadora", ou “comunicando erros na Restituição do Imposto de Renda e citando valores residuais a serem recebidos” etc. Em seguida estimulam o contribuinte a responder questionamentos ou instalam programas nos computadores utilizados, que assim, acabam por repassar, a estes fraudadores, dados pessoais e fiscais.
Veja como proceder perante estas mensagens:
1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
2. não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal; e
3. excluir imediatamente a mensagem.
Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou entrar em contato com o Receitafone (146).

 A SERPRO empresa responsável pelo processamento de dados da receita federal também postou sobre eventuais vírus enviados para o email de contribuintes pessoas físicas e jurídicas.
Receita Federal do Brasil
O Serpro esclarece é uma empresa prestadora de serviços de tecnologia da informação, que tem como seu principal cliente a Receita Federal do Brasil. Porém, não cabe a empresa realizar atendimento direto ao público. As solicitações de informações, críticas, reclamações e sugestões sobre serviços oferecidos pela Receita Federal ao cidadão, ao contribuinte Pessoa Física ou Jurídica, devem ser encaminhadas pelo interessado diretamente à Receita Federal.
Problemas técnicos
Problemas técnicos com algum dos diversos serviços da Receita Federal do Brasil, como N-fe, Per/Dcomp, IRPF, Sicalc, Darf, e-Cac, Dimob, Sped, Receitanet, que possuem ligação com os sistemas desenvolvidos pelo Serpro devem ser reportados à Central de Serviços Serpro. Confira neste link os telefones e acionamentos específicos para cada um dos serviços.
Spam Receita Federal e Serpro
A Receita Federal e o Serpro não enviam e-mails à sociedade para tratar de problemas nas declarações de imposto de renda. Caso você receba uma comunicação assinada por essas instituições, descarte-o. Provavelmente, trata-se de um e-mail malicioso que tem a intenção de instalar algum vírus ou programa espião em seu computador.

Se houver duvidas entre em contato:

DANIEL CASIMIRO (CRC ATIVO)
         CONTATO:          TEL (11)    3693-8397
                                      CEL (11)    99380-4106

                                      EMAIL: dc.daniel.casimiro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário